Sinduscon
Login
Senha
COMAT
Corona vírus -

Empresas da construção do Norte e Nordeste são as que mais realizam ações na área da responsabilidade social, indica pesquisa

A pesquisa realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), apresentada no dia 17 de maio, no Rio de Janeiro, aponta que 58% das empresas entrevistadas promovem trabalhos na área de responsabilidade social, com destaque para aquelas localizadas nas regiões Norte e Nordeste. A pesquisa "Responsabilidade social na construção, um panorama da atuação social no setor", realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, utilizou como parâmetro a ISO 26000, que estabelece o que é a responsabilidade social empresarial (RSE).

Segundo a pesquisa, 24% dessas empresas desenvolvem ações de forma estratégica, o que significa que atendem a todos, ou cinco, dos seguintes critérios: desenvolvimento de ações sociais em seu planejamento estratégico; avaliação de suas ações sociais; divulgação de suas ações sociais; aumento de investimentos em ações sociais; pelo menos uma pessoa trabalhando 20 horas na área de RSE; contratação de consultores em RSE para apoiar ou aprimorar suas ações sociais. O estudo verificou ainda que 40% das empresas promovem ações sociais de forma pontual e 36% têm ações regulares.

A pesquisa registra as iniciativas e estabelece as características das ações sociais do setor nas 12 regiões metropolitanas do país - principais empregadoras dos trabalhadores do setor - o que norteou a escolha das empresas que compuseram a amostra. O número das empresas ouvidas em cada região metropolitana é proporcional ao número de trabalhadores no setor do conjunto das regiões. Na Bahia foram dezesseis. “A empresa que se preocupa com o bem estar do seu trabalhador, que é a principal força da sua organização, só pode colher bons frutos no seu crescimento e na sua rentabilidade”, comenta o presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Alberto Vieira Lima.

O setor, que só na Bahia, em 2010, gerou 22,8% das 123.947 vagas formais de trabalho, tem contribuído para a mudança econômica e social de todo o Brasil. As ações têm como público alvo seus trabalhadores, mas não ficam restritas a eles, atuando também dentro das comunidades no entorno das obras e das próprias empresas. As principais áreas de atuação são educação, sustentabilidade e saúde.

A mudança de consciência por parte dos empresários da construção faz parte da estratégia do setor para crescer de forma sustentável. O objetivo da pesquisa é estimular mais empresas a desenvolver ações e RSE, de maneira mais organizada e divulgar as preocupações e ações realizadas.
 

https://www.sinduscon-ba.com.br
https://www.sinduscon-ba.com.br
https://www.sinduscon-ba.com.br
Campanha Associativismo
Governo contratará 40 mil moradias da faixa 1,5 do Minha Casa Minha Vida
Nova Sede do SINDUSCON-BA
Plataformas Aéreas - 100% Seguro
SINDUSCON-BA - Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia
ENDEREÇO - Rua Minas Gerais, 436, Pituba • CEP: 41830-020 - Salvador-BA.
TELEFONE: (71) 3616-6000 / (71) 98101-1162 • Fax: (71) 3616-6001 • E-mail: nae@sinduscon-ba.com.br
2010 - 2022. Sinduscon. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital