Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção


08 de Maio de 2012

Vendas de materiais de construção caem 8,5% em abril

20210315020239_604eb22fb680d.jpg

As vendas de materiais de construção caíram 8,5% em abril ante março deste ano. No entanto, em relação ao mesmo período do ano passado, as vendas cresceram 3%, divulgou nesta segunda-feira a Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco).

Já na comparação dos quatro primeiros meses de 2012 com o mesmo período do ano passado, as vendas cresceram 1,5%. De acordo com a Anamaco, o setor de cimentos apresentou queda de 9%, enquanto as vendas de tubos e conexões caíram 7,5%. Metais e argamassa apresentaram queda de 5,5% cada e o setor de fechaduras apresentou retração de 7,5%.

O único segmento a não apresentar quedas nas vendas foi o de luminária residencial, que se manteve estável em relação a março. Para Cláudio Conz, presidente da associação, os consumidores estão esperando uma redução dos juros por parte do governo para o segmento.

"Com certeza este resultado é reflexo do anúncio feito pelo governo ainda em janeiro, que propunha a criação do Financiamento de Material de Construção com recursos do Fundo de Garantia (FIMAC/FGTS). Segundo Conz, o financiamento com juros de 1% ao mês ainda não foi colocado no mercado. O setor, no entanto, prevê recuperação nos próximos meses. "Esperamos ter um crescimento de 8% nas vendas este ano de 2012, já que em 2011 nosso resultado não passou de 4,5%. No entanto, se não apresentarmos uma recuperação já em maio, a Anamaco terá de rever esta previsão".