Sinduscon
Login
Senha
COMAT
Corona vírus -
Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais
Ufba lança sistema que inspeciona obras
Publicada no dia 04/03/2022 às 09h35
A Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba) desenvolveu um sistema multiplataforma, integrando drones, dispositivos móveis e demais artefatos tecnológicos de mais recente geração, com o objetivo de melhorar as inspeções das condições de segurança em canteiros de obras. 

O projeto tem apoio da Gerência de Segurança de Saúde na Indústria (SSI) para utilização em áreas de grandes dimensões, acidentadas ou muito altas, dificultando o monitoramento das diversas atividades, muitas vezes acontecendo simultaneamente.

O "Smart Inspecs", como o sistema é chamado, é a solução encontrada pelos pesquisadores da Ufba para vencer os desafios com maior probabilidade de êxito, resultando na expectativa de melhoria na proteção da mão de obra em serviço, além de redução de riscos ao patrimônio ou de atraso na conclusão das obras.

O uso de aparelhos voadores monitoráveis e dotados de olho eletrônico de ampla profundidade, popularmente conhecidos como "drones", já vem sendo testado, tomando-se o cuidado da aplicação restrita ao serviço de avaliação e acompanhamento dos trabalhos na construção civil, de acordo com a capacitação proposta.

Incentivado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia (Sinduscon-Ba), o projeto tem a parceria das empresas Concreta Incorporação e Construção, Conie Empreendimentos, Gráfico Empreendimentos e MRV Engenharia e Participações.

O projeto já integra o conjunto de invenções do Centro de Inovação SESI (CIS) em Prevenção da Incapacidade a fim de aproveitar os efeitos de novas tecnologias no cotidiano das atividades de inspeção das obras.

A Associação Raízes do Sertão, localizada em Irecê, região central da Bahia, vem se destacando como uma das mais recentes referências na produção de alimentos orgânicos, com o fortalecimento do sistema de agricultura familiar e a distribuição em feiras livres de municípios vizinhos. Uma das feiras organizadas em Lauro é a do Empório Organi (www.organi.com.br), oferecendo frutas, verduras e hortaliças da estação, resultantes de cultivos sem aditivos químicos. A feira orgânica acontece toda terça-feira, das 8 às 19h  enquanto nos outros dias da semana segue a venda dos produtos restantes e, sábado e domingo, ainda há a oportunidade da "xepa", como se diz, no jargão dos feirantes a oportunidade de adquirir itens com desconto no preço. 

Verão da FGM

Salvador se despede da estação mais quente do ano e a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), promete manter a temperatura elevada com a edição especial do Diversão de Verão 2022, no mês de aniversário da cidade. Desde ontem, o projeto começou a promover uma intensa programação artística que circulará pelo Teatro Gregório de Mattos, Espaço Cultural da Barroquinha, Casa do Benin e Espaços Boca de Brasa (Subúrbio 360, CEU de Valéria e Cajazeiras). Todas as atrações estão disponíveis no site: www.fgm.salvador.ba.gov.br.

POUCAS & BOAS

A 53ª edição da Feira Cidadã leva hoje serviços de saúde e cidadania para moradores de Seabra, na Chapada Diamantina. Em espaço montado na praça em frente à Igreja Matriz, além de exames de mamografia e atendimento odontológico, a população terá acesso a emissão de segunda via do RG e cadastramento de biometria do eleitor. A iniciativa é da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que retoma o projeto, paralisado desde 2020 por causa da pandemia.  

O projeto ‘Arte na Praça’ será aberto hoje em Jequié com a participação de Nuno Menezes, Grupo Som Play e dos circenses, Jujú & Jojó, com apresentações artísticas, em execução dos projetos relativos à Lei Aldir Blanc. A programação conta ainda com a Feira Popular do Livro, que terá cerca de 2 mil títulos com descontos de 50 a 80% do preço de capa. Com início às 18h na praça Rui Barbosa, o evento é organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Fonte: A Tarde
Comentários
Seja o primeiro a comentar essa notícia.
Escreva seu comentário
Nome:
Email:
Comentário:
Código de verificação
Outras notícias
https://www.sinduscon-ba.com.br
https://www.sinduscon-ba.com.br
https://www.sinduscon-ba.com.br
Campanha Associativismo
Governo contratará 40 mil moradias da faixa 1,5 do Minha Casa Minha Vida
Nova Sede do SINDUSCON-BA
Plataformas Aéreas - 100% Seguro
SINDUSCON-BA - Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia
ENDEREÇO - Rua Minas Gerais, 436, Pituba • CEP: 41830-020 - Salvador-BA.
TELEFONE: (71) 3616-6000 / (71) 98101-1162 • Fax: (71) 3616-6001 • E-mail: nae@sinduscon-ba.com.br
2010 - 2022. Sinduscon. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital