Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção


01 de Julho de 2011

Treinamento e programas especiais são arma contra falta de mão de obra

20210315011359_604ea6c777ac9.jpg

A falta de profissionais com características exigidas pelo mercado tem feito com que empresas ampliem o investimento em treinamentos e programas especiais voltados a candidatos, funcionários e familiares. "Os treinamentos ganharam peso maior na estratégia das empresas", atesta Luiz Gustavo Aranha, sócio da consultoria de recrutamento RSG.
Formação de líderes é um dos tópicos constantes nesses projetos. "Bons gestores são fundamentais para a retenção e o desenvolvimento de outros talentos na empresa", assinala Barbara Will, diretora de recrutamento da consultoria Business Partners Consulting. Ciente disso, a farmacêutica Zambon está desenhando, com uma consultoria, um programa para preparar líderes. Na avaliação da gerente de RH Talita Cordeiro, a iniciativa visa garantir um bom clima organizacional.
A parceria com seus fornecedores de serviços de operação e manutenção garante capacitação para seus funcionários. Como são empresas, na maioria, europeias e norte-americanas, elas estão no mercado há mais tempo e possuem mais experiência. A vantagem dos programas não é só para a empresa. "O funcionário enxerga uma possibilidade de se qualificar e, por vezes, com certificações reconhecidas e que são caras [de tirar]", assinala Aranha. Os jovens também estão na pauta das empresas. A mineradora Samarco dobrou o programa de estágio entre 2009 e 2011. De 100 vagas antes, a mineradora oferece hoje perto de 200, segundo Benedito Waldson, gerente-geral de RH e administração. (Matéria: Folha de S.Paulo, 30.06.11)