Sinduscon
Login
Senha
COMAT
Banner Seguro DFI Sistema Financeiro
Banner Produtos Seguros - Simule aqui
Brasil - Setor da Construção
Trabalhador da Construção Civil cria canal de vídeos e faz sucesso na web
Publicada no dia 11/07/2018 às 10h23
Depois de 25 anos trabalhando na construção civil, Josias Rodrigues, de 38 anos, resolveu que queria fazer mais. Mesmo com pouca experiência na produção de vídeos, o morador de Paragauaçu Paulista resolveu criar um canal no YouTube para compartilhar seus “macetes” dentro do canteiro de obras. Isso foi há dois anos e meio. Josias começou gravando com o celular no seu dia a dia de trabalho, nas obras que gerencia na sua empresa.
 
“A minha ideia era mostrar como a construção civil funciona na prática. Ensinar o passo a passo mesmo”, conta. No entanto, Josias precisou enfrentar algumas dificuldades ao longo do processo até seu canal chegar ao nível que está atualmente, com 380 mil inscritos. Para Josias, a linguagem simples ajuda a alcançar o trabalhador que, de fato, está no canteiro de obras todos os dias. Além de também contribuir para que pessoas que não são do ramo possam aprender com o conteúdo.
 
“É a linguagem do canteiro de obras. É a linguagem do pedreiro. Não estou interessado em usar termos técnicos, só quero passar o conhecimento que tenho para que outros profissionais possam melhorar cada dia mais”, relata.

Novo segmento - O YouTube tem, atualmente, mais de um bilhão de usuários, o que representa quase um terço dos usuários da Internet no mundo todo. Dentro da plataforma, há vídeos sobre conteúdos dos mais diversos.
 
Para Josias, os vídeos de construção ainda estão ganhando espaço aos poucos, mas, a expectativa para o futuro é que o segmento cresça cada vez mais. Atualmente, os vídeos do canal têm mais de 5 milhões de acessos todo mês.
Atualmente, a meta de Josias Rodrigues é fazer com que o canal alcance 500 mil inscritos até o final do ano. Mas, mais do que isso, o objetivo é levar conhecimento para mais pessoas. “Os números são só uma consequência. O que importa mesmo é ajudar as pessoas”, conta.

“Pedreiro tem valor” - Para o youtuber, o canteiro de obras faz parte do dia a dia há mais de 25 anos e, por fazer parte desse setor, reconhece que, um dos principais problemas é a desvalorização do profissional. Segundo Josias, o problema já ocorre há tanto tempo que os trabalhadores acabam desvalorizando o próprio serviço.
 
“O pedreiro precisa deixar de ser ‘informal’. Ele é um profissional e tem tanto valor quanto qualquer outro”, diz.
 
Recentemente, Josias começou a cusar arquitetura, com o objetivo de aumentar ainda mais os conhecimentos da área. Perto de se formar, ele reforça ainda mais a necessidade do trabalhador procurar a capacitação. Com os vídeos, ele pretende, de um jeito simples e didático, fazer com que estes profissionais se valorizem mais, para que possam aprimorar seu trabalho e gerar um retorno positivo.

“Procuro mostrar o passo a passo mesmo. Explicar como faz, qual é o processo e todas as etapas envolvidas. Com isso, posso ajudar os profissionais da área e também pessoas que contratam esse tipo de serviço. Assim, elas podem monitorar o processo e serão capazes de identificar qualquer erro”, relata.

Reconhecimento - O trabalho duro desses quase três anos fez com que o canal crescesse e desse a Josias oportunidades que ele jamais imaginara. “Tive a oportunidade de ir para a Expo Revestir, que é um dos maiores eventos da América Latina dedicado ao setor de arquitetura e construção”, conta.
 
Além das oportunidades, o youtuber recebeu uma placa em comemoração à quando atingiu o número de 100 mil inscritos no canal.
Fonte: Constru360 03.07.18
Comentários
Seja o primeiro a comentar essa notícia.
Escreva seu comentário
Nome:
Email:
Comentário:
Código de verificação
Outras notícias
https://www.sinduscon-ba.com.br
@Sindusconba Adicionei um vídeo do @YouTube como favorito http://t.co/5pZ0r75j CONSTRUÇÃO CIVIL: quantidade de empregos do
Enviado em: 28/02/2012 | 20:16:41
@Sindusconba SINDUSCON–BA promove Curso de Planejamento de Obras em março - http://t.co/Z8up7NCQ.
Enviado em: 28/02/2012 | 19:11:39
https://www.sinduscon-ba.com.br
https://www.sinduscon-ba.com.br
Campanha Associativismo
Governo contratará 40 mil moradias da faixa 1,5 do Minha Casa Minha Vida
Nova Sede do SINDUSCON-BA
SINDUSCON-BA: saiba mais sobre construção civil
SINDUSCON-BA - Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia
ENDEREÇO - Rua Minas Gerais, 436, Pituba • CEP: 41830-020 - Salvador-BA.
TELEFONE:(71) 3616-6000 • Fax: (71) 3616-6001 • E-mail: secretaria@sinduscon-ba.com.br
2010 - 2018. Sinduscon. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital