Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção


02 de Maio de 2012

Termina hoje prazo para operários voltarem ao trabalho em Belo Monte

20210315020145_604eb1f9151b8.jpg

A Justiça do Trabalho determinou que os sete mil operários da construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), devem voltar hoje (02) ao trabalho. Entretanto, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada (Sintrapav) não deu garantias de que vai determinar o retorno ao trabalho dos operários.

A obra, uma das maiores e mais importantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), está atrasada, segundo relatório de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A paralisação, que pode entrar hoje no décimo dia, pode agravar a situação.

Um acordo fechado na quinta-feira da semana passada, entre o CCBM (Consórcio Construtor Belo Monte) e o Sintrapav, suspendeu os efeitos da liminar, que declarou a greve ilegal, mas também previu a volta ao trabalho hoje. Se isso não ocorrer, os efeitos da liminar voltam a valer desde o primeiro dia. Além da ilegalidade, será cobrada uma multa de R$ 200 mil por dia em que a decisão for descumprida. Hoje, esse valor alcança cifra de R$ 1,4 milhão.