Sinduscon
Login
Senha
COMAT
Banner Seguro DFI Sistema Financeiro
Banner Produtos Seguros - Simule aqui
Sinduscon - BA - Palestra
SINDUSCON e SENAI-CIMATEC promovem “O Futuro da Construção”
Publicada no dia 19/10/2018 às 17h03
Startup, blockchain, inteligência artificial, drones, BIM, impressão 3D, internet das coisas, machine learning, deep learning, disrupção e indústria 4.0, para muitos estes termos podem não significar nada, mas todas essas inovações já fazem parte do contexto econômico, tecnológico, mercadológico e global. O desenvolvimento tecnológico criou novos paradigmas e realidades que antes eram distantes, não são mais. Para manter a competitividade e atender às exigências do mercado o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e SENAI-CIMATEC, promoveram ontem (18) no Seminário “O Futuro da Construção”.

O evento que teve como objetivo apresentar as inovações e tecnologias da indústria da construção, foi realizado no auditório da FIEB, de 8h às 19h e contou com a participação de empresários do setor, engenheiros, arquitetos, estudantes e profissionais ligados ao setor da construção.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Sinduscon-BA, Carlos Henrique Passos; o presidente da FIEB e representante do SENAI, Antônio Ricardo Alvarez Alban; o coordenador estadual de industriado do SEBRAE Bahia, Tércio Calmon, que na ocasião representou o diretor superintendente do  SEBRAE Bahia; o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Ricardo Lara Medrado, representando o superintendente regional da Caixa em Salvador, José Anselmo Lopes Cunha; o presidente da ADEMI- Bahia, Cláudio Cunha e chefe de gabinete do CREA – Bahia, Valter Souza Moraes Sarmento, representando o presidente do CREA-Bahia, Luiz Edmundo de Prado Campos.

O presidente do Sinduscon-BA, Carlos Henrique Passos, deu o ponto de partida para o evento. Para ele, a inovação e a tecnologia são o caminho para o futuro da construção civil e do mercado imobiliário. “A indústria da construção ainda é muito conservadora. Precisamos mudar essa mentalidade, nos atentarmos para os novos modelos de negócios e nos adaptarmos às mudanças de paradigmas em relação à maneira como a indústria opera nos dias de hoje. O uso de ferramentas como BIM, drones, inteligência artificial, internet das coisas, startups, apps, softwares já estão presentes no Brasil e precisam ser difundidas”, afirmou.

O Seminário foi dividido em quatro painéis, dois pela manhã, com os temas “Pelo Caminho da Inovação” e “Construtechs – Startups da Construção” e dois pela tarde, com os temas “Cases de Inovação e Sustentabilidade” e “Inovação e Tecnologia”.

Na programação, destaque para as palestras com temas “Habitação 10 anos no Futuro”, da Gestora dos Projetos de Inovação & Tecnologia da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Raquel Ribeiro; “A Inovação e a Academia/Pesquisa, com o Presidente da ANTAC, José Barros Neto; “O Papel do SENAI na Inovação e Futuro da Construção”, ministrada pelo Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Peter Andrade; “Estratégias do SEBRAE para a Construção Civil”, do Coordenador de Indústria do SEBRAE, Tércio Calmon; “A Construção Digital e o BIM”, com o Diretor de Engenharia da SINCO Engenharia, Paulo Sanchez e “Aplicação de Drones na Construção Digital”, da Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil do Departamento de Construção e Estruturas da Escola Politécnica da UFBA, Dayana Bastos Costa.

O evento foi promovido pelo Sinduscon-BA e Senai – Cimatec, contou com a parceria do SEBRAE e CREA-BA, apoio da Construtech Ventures, ADEMI-BA, CBIC e SENAI-DN e patrocínio da Sienge Platform, Nextera Brasilit e Caixa Econômica Federal.
Fonte: Sinduscon
Comentários
Seja o primeiro a comentar essa notícia.
Escreva seu comentário
Nome:
Email:
Comentário:
Código de verificação
Outras notícias
https://www.sinduscon-ba.com.br
@Sindusconba Adicionei um vídeo do @YouTube como favorito http://t.co/5pZ0r75j CONSTRUÇÃO CIVIL: quantidade de empregos do
Enviado em: 28/02/2012 | 20:16:41
@Sindusconba SINDUSCON–BA promove Curso de Planejamento de Obras em março - http://t.co/Z8up7NCQ.
Enviado em: 28/02/2012 | 19:11:39
https://www.sinduscon-ba.com.br
https://www.sinduscon-ba.com.br
Campanha Associativismo
Governo contratará 40 mil moradias da faixa 1,5 do Minha Casa Minha Vida
Nova Sede do SINDUSCON-BA
Plataformas Aéreas - 100% Seguro
SINDUSCON-BA - Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia
ENDEREÇO - Rua Minas Gerais, 436, Pituba • CEP: 41830-020 - Salvador-BA.
TELEFONE:(71) 3616-6000 • Fax: (71) 3616-6001 • E-mail: secretaria@sinduscon-ba.com.br
2010 - 2018. Sinduscon. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital