Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias




15 de Março de 2024

Sinduscon-BA debate tendência mundial de estruturas em madeira engenheirada

"Estruturas em Madeira Engenheirada" foi o tema da vez nesta Sexta da Construção, 15/03, apresentado pela Delrei Brasil, com a intenção de mostrar a guinada na forma de se projetar e construir com madeira de forma sustentável. De acordo com o arquiteto e urbanista, sócio-fundador da Delrei Brasil, Maurício D'el Rei, hoje a madeira engenheirada é uma tendência mundial, tendo como exemplos os países da Europa, Estados Unidos e Japão que já aderiram a esse movimento.

"Chamamos de movimento em analogia a Bossa Nova que foi o período de reinvenção do samba e agora estamos falando da Nova Bossa da madeira, representada pela madeira engenheirada que agrega a velha e boa madeira características que elevam o status desse material como elemento estrutural", pontua Maurício D'el Rei.

Empresários e profissionais do setor da construção puderam conhecer mais sobre a madeira engenheirada, material tecnológico e sustentável, fabricado a partir da união de lamelas de madeira de reflorestamento com adesivos estruturais de alta performance. Pequenas ou grandes, não importa o porte, pelo mundo vê-se uma profusão de obras de residências, arenas esportivas e até grandes edifícios construídos com madeira engenheirada. Nos Estados Unidos foi erguida uma torre com 25 pavimentos e está em projeto na Austrália Ocidental um edifício residencial carbono negativo com 50 pavimentos.

O assunto foi conduzido pelo sócio-fundador da Delrei Brasil, Maurício D'el Rei, juntamente com o gerente de produção, Marcelo Risso, o responsável pelo setor de vendas, Robson Cardoso, e o parceiro na elaboração de projetos estruturais e montagens, Arquimedes Costa. O evento contou com a participação do arquiteto Adriano Mascarenhas, do escritório Sotero Arquitetos, e foi comandado pelo diretor de Obras Públicas e PPP’s do Sinduscon-BA, Geraldo Menezes. A Sexta da Construção é uma ação realizada pelo Sinduscon-BA todas as semanas com café da manhã, na sede da entidade em Salvador.

CONFIRA A PRÓXIMA EDIÇÃO:

  • 22/03: Sistema de Planejamento da Produção e Lean Construction