Sinduscon
Login
Senha
COMAT
Corona vírus -
Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais
Sinduscon-BA atua no desenvolvimento da Indústria da Construção por meio dos GTs
Publicada no dia 18/02/2022 às 18h30
Nesta semana, o Sinduscon-BA realizou o Encontro de Coordenações dos Grupos de Trabalho – GT’s para discutir as ações e pautas do ano de 2022. O novo presidente da entidade, Alexandre Landim, afirma que “por meio dos nossos grupos de trabalho estamos promovendo excelentes debates técnicos e soluções coletivas para o setor, além da integração entre as nossas empresas associadas”.
 
SOBRE OS GRUPOS DE TRABALHO:
 
GT QUALIDADE

 
O GT Qualidade visa estudar e debater técnicas voltadas para a gestão da qualidade, tendo como referências a norma ISO 9001 e o regimento SiAC, do PBQP-h. De acordo com a coordenadora do grupo, Aline Sampaio, “essa temática tem uma grande importância para a indústria da construção, não só pela troca no entendimento dos requisitos normativos e suas aplicações, como também na elaboração de produtos para auxiliar as empresas na gestão de qualidade em suas organizações. Dentre as pautas para 2022 estão a divulgação da cartilha “Planeje a sua empresa com base nas diretrizes da ISO 9001”; elaboração da cartilha “Aplique as diretrizes da ISO 9001 na sua empresa”; elaboração de material padrão referente ao processo de Assistência Técnica e Proteção dos Empreendimentos em relação a "indústria" de ações judiciais de vícios construtivos; disponibilização de um checklist para as empresas associadas, referente ao cumprimento do Anexo 7 do PBQP-h 2021; e discussões como a Área de Qualidade auxilia no processo do Selo Azul e no NDT (Nível de Desenvolvimento Técnico) da CAIXA.
 
GT NORMAS
 
O coordenador do GT Normas, Arival Cidade, explica que o GT de Normas tem como objetivo promover a discussão técnica sobre normas em revisão e publicadas, contribuindo para a conformidade técnica dos empreendimentos e serviços. “A discussão e atualização constante dos conteúdos Normativos que normatizam as atividades da Indústria da Construção da Bahia, reveste o GT de Normas num fórum de aprimoramentos e melhoria constante de nosso setor”. A pauta para 2022 traz o desenvolvimento de ações visando à participação dos associados nos Comitês de estudos da ABNT; a promoção de discussões com os membros do GT sobre Normas relacionadas a atividade vigentes e em revisão; a realização de eventos virtuais ou presenciais sobre Normas de Entrega e Recebimento de Obras, Inspeção Predial, Perícias na Construção Civil, dentre outras; e a promoção de discussões sobre o atendimento das Normas quanto a elaboração dos projetos e execução das obras.
 
GT INOVAÇÃO E PRODUTIVIDADE
 
“O GT Inovação e Produtividade vem para discutir técnicas e disseminar cases de sucesso sobre métodos construtivos que agreguem qualidade, produtividade e inovação”, explica o coordenado do grupo, Carlos Bomfim. Para 2022 haverá a discussão de técnicas e disseminação de cases de sucesso sobre métodos construtivos que agreguem qualidade, produtividade e inovação, estimulando a industrialização da construção civil; estímulo à realização de pesquisa aplicada para o desenvolvimento e validação de produtos inovadores: materiais, componentes, elementos, subsistemas ou sistemas construtivos; elaboração e divulgação de Fichas Técnicas dos diversos sistemas de inovação pesquisados por demandas do GT; e ocorrerão encontros com experiências práticas, promovendo maior competitividade e produtividade para a Indústria da Construção.
 
GT BIM
 
O GT BIM busca acelerar a implantação da Modelagem de Informação da Construção, a partir da disseminação de cases locais, nacionais e internacionais, além de realizar a troca de boas práticas, capacitações e parcerias com a academia. Para a coordenadora, Dayana Costa, o GT BIM tem fundamental importância para os associados do Sinduscon-BA por ser um fórum de troca de experiências e aprendizagem sobre as atuais práticas BIM em nível local, nacional e internacional. “Este GT também fomenta o desenvolvimento de ações que possam promover a aceleração da implantação de BIM, visando melhoria de desempenho, produtividade e a adoção de tecnologias no setor da construção civil na Bahia”. Em 2022, o tema será trabalhado em duas frentes. As reuniões do GT focarão na discussão de melhores práticas de BIM, incluindo normas técnicas e usos BIM para coordenação de projeto, planejamento e controle de obras, manutenção e tecnologias digitais. Serão convidados palestrantes da indústria e da academia para compartilhar suas experiências com o grupo. A segunda frente de trabalho visa a capacitação das empresas associadas em relação ao BIM, a partir de Workshops que terão foco em práticas de projeto, orçamentação, planejamento e controle de obras, além de assessorias para implementação.
 
GT TRABALHISTA
 
O grupo foi criado para debater sobre as boas práticas de gestão de recursos humanos nas empresas. “Através do GT Trabalhista, as empresas associadas podem promover um ambiente de troca e união, permitindo que as empresas compartilhem suas experiências e conhecimentos, alcançando os objetivos traçados, trabalhando em conjunto, em harmonia e em colaboração, bem como oferecer parcerias com empresas e instituições com condições acessíveis aos associados”, detalha a coordenadora Midiane Marques. Para 2022 o GT abordará os impactos do LGPD no setor de RH, por meio da cartilha “Aplicação no Departamento Pessoal” e do LGPD e terceirização de mão de obra. Outro tema será o e-Social com foco em como fazer a gestão de serviços terceirizados (tomados) e como fiscalizar o prestador de serviços conforme exige as legislações. Além disso, a pauta também traz o Programa Sesi com as abordagens “Educar para Prevenir”, “Canteiro Seguro” e “Helpline de SST”.
 
GT SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO – SST

A coordenadora do GT SST, Renata Lopes, explica que a área de saúde e segurança do trabalho dentro da indústria da construção tem a responsabilidade de zelar pelo bem-estar físico e mental dos trabalhadores nos canteiros de obras.”Por isso, o papel do nosso GT é estudar e debater técnicas de gestão em segurança e saúde no trabalho, tendo como referência os requisitos da norma ISO 45001”. As pautas a serem trabalhadas em 2022 são os eventos de SST do e-Social, o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), as principais mudanças das Normas Regulamentadoras (NRs) que sofreram alterações em 2022, ações relacionadas à Covid a serem implementadas nos canteiros de obras e as normas para a realização segura de serviços em andaimes.
 
GT ESG
 
O ESG é um tema central no ambiente corporativo da indústria da construção. “São imprescindíveis para o desenvolvimento da construção, o engajamento sempre, às práticas comprometidas com a preservação do meio ambiente, um olhar para as demandas sociais que nos cercam, tudo isso comandado pelos princípios de uma boa governança para o sucesso das organizações”, relata o diretor de ESG do Sinduscon-BA, Vicente Mattos. Diante disso, o GT está sendo criado com o intuito de ser um foro de estudos, debates e disseminação de práticas deste tripé, gestão ambiental, social e de governança.
 
CONJUR
 
O CONJUR busca fomentar a pesquisa e o debate jurídico de temas do direito relacionados à indústria da construção, com o objetivo de consolidar práticas positivas entre as empresas associadas. “Em 2022, seguiremos ao lado das empresas associadas, buscando soluções jurídicas e institucionais para o enfrentamento de questões que permeiam o setor da construção civil”, afirma o coordenador Leonardo Barbosa Romeo. Este ano serão desenvolvidas ações para combater a indústria de vícios construtivos, além de compor uma agenda junto ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), Seção Judiciária do Estado da Bahia (JF-BA), Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e Caixa Econômica Federal (CEF) para tratar sobre os vícios construtivos. O grupo também atuará no aprofundamento da relação do setor da construção civil com os Cartórios (debates, cartilhas e agenda).
Fonte: Sinduscon
Comentários
Seja o primeiro a comentar essa notícia.
Escreva seu comentário
Nome:
Email:
Comentário:
Código de verificação
Outras notícias
https://www.sinduscon-ba.com.br
https://www.sinduscon-ba.com.br
https://www.sinduscon-ba.com.br
Campanha Associativismo
Governo contratará 40 mil moradias da faixa 1,5 do Minha Casa Minha Vida
Nova Sede do SINDUSCON-BA
Plataformas Aéreas - 100% Seguro
SINDUSCON-BA - Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia
ENDEREÇO - Rua Minas Gerais, 436, Pituba • CEP: 41830-020 - Salvador-BA.
TELEFONE: (71) 3616-6000 / (71) 98101-1162 • Fax: (71) 3616-6001 • E-mail: nae@sinduscon-ba.com.br
2010 - 2022. Sinduscon. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital