Sinduscon
Login
Senha
COMAT
A União Constrói
Sinduscon-BA aprova a nova linha de crédito imobiliário lançada pela Caixa
Publicada no dia 22/08/2019 às 10h28
A Caixa anunciou uma nova linha de crédito para a casa própria, com juros entre 2,95% e 4,95% ao ano, mais a inflação oficial do país, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). A nova linha de crédito valerá para imóveis residenciais novos e usados e estará disponível a partir de segunda-feira (26/08) e terá prazo máximo de financiamento de 360 meses, com quota limite de 80% do valor do imóvel.

A nova modalidade de financiamento usa a inflação para corrigir o saldo devedor do contrato. O empréstimo é feito com base numa taxa cobrada pelo banco mais o IPCA. Como a inflação está num patamar baixo, a taxa de juros atualmente é menor do que a das linhas existentes para o Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

Para Carlos Henrique Passos, presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) esta nova modalidade vai estimular o mercado imobiliário. “Esta linha é mais uma opção para o consumidor, com prestações reduzidas, juros mais baixos em relação ao tradicional e também pela possibilidade de redução de prazos. Sendo um bom investimento para famílias de classe média que procuram pelo primeiro imóvel e que projetam um crescimento de renda ao longo do contrato, tendo em vista que o contrato está atrelado ao índice de inflação e pode oscilar em longos períodos de tempo. A grande vantagem desta nova linha é que vai estimular a concorrência entre grandes bancos e empresas de crédito, sendo mais oferta de crédito na praça para os consumidores”, afirma.

“Além disso, com o novo indexador, os bancos poderão montar novas carteiras e vendê-las ao mercado, antecipando o recebimento de recursos que poderão ser emprestados novamente”, complementa Passos.

Como são feitos os contratos atualmente

Atualmente, os contratos são corrigidos pela TR (Taxa Referencial). A Caixa cobra juros entre 8,5% e 9,75% ao ano mais TR nas suas principais linhas de crédito imobiliário, para compra de imóveis novos ou usados. Essas taxas não são válidas para o Minha Casa, Minha Vida, que cobra juros mais baixos.

Como a TR é igual a zero desde 2017 devido à queda da taxa Selic, na prática os juros do financiamento imobiliário ficam limitados à taxa prefixada pela Caixa.

Novo Modelo

A nova linha da Caixa vai oferecer juros entre 2,95% e 4,95% ao ano, dependendo do grau de relacionamento do cliente com o banco, mais o IPCA . A medida valerá para imóveis novos e usados, com contratos enquadrados no Sistema Financeiro da Habitação (SFH) — abastecido com recursos da poupança — e no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Também será possível usar recursos do FGTS, no caso de imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão.
Fonte: Sinduscon
Comentários
Seja o primeiro a comentar essa notícia.
Escreva seu comentário
Nome:
Email:
Comentário:
Código de verificação
Outras notícias
https://www.sinduscon-ba.com.br
@Sindusconba Adicionei um vídeo do @YouTube como favorito http://t.co/5pZ0r75j CONSTRUÇÃO CIVIL: quantidade de empregos do
Enviado em: 28/02/2012 | 20:16:41
@Sindusconba SINDUSCON–BA promove Curso de Planejamento de Obras em março - http://t.co/Z8up7NCQ.
Enviado em: 28/02/2012 | 19:11:39
https://www.sinduscon-ba.com.br
https://www.sinduscon-ba.com.br
Campanha Associativismo
Governo contratará 40 mil moradias da faixa 1,5 do Minha Casa Minha Vida
Nova Sede do SINDUSCON-BA
SINDUSCON-BA: saiba mais sobre construção civil
SINDUSCON-BA - Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia
ENDEREÇO - Rua Minas Gerais, 436, Pituba • CEP: 41830-020 - Salvador-BA.
TELEFONE:(71) 3616-6000 • Fax: (71) 3616-6001 • E-mail: secretaria@sinduscon-ba.com.br
2010 - 2019. Sinduscon. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital