Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral


11 de Maio de 2012

Prefeito, vice e secretário divergem sobre teste do metrô

20210315020333_604eb265ab262.jpg

O prefeito João Henrique Carneiro (PP) afirmou ontem (10), que a fase de pré-operação do metrô deve começar em julho deste ano e terá duração de 12 meses. O cronograma contraria a informação dada ao jornal A TARDE pelo secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, que previu uma duração de cinco meses para a fase de testes. O vice-prefeito, Edvaldo Brito, por sua vez, diz que o prazo é de 12 meses, mas o período exato vai depender da celeridade da concorrência pública para escolha do consórcio que vai capitanear a parceria-público privada.

A partir da escolha do consórcio que vai gerir as linhas 1 e 2 do metrô, a responsabilidade sobre os testes passará para a iniciativa privada. Segundo o secretário de Transportes e Infraestrutura do município, José Matos, caberá ao governo do Estado definir se os testes prosseguirão até a fase de operação comercial, o que deve acontecer apenas em 2014. O prefeito João Henrique também defende que não haja interrupção.

O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, reiterou que o período de duração da pré-operação estará atrelado ao tempo de escolha do consórcio que vai gerir o sistema. Com assinatura dos contratos, a continuidade dos testes dependerá do parceiro privado. Sobre o prazo para o início da pré-operação, Costa ressalta que vai depender da velocidade do período de conclusão do termo de acordo entre Estado e prefeitura, do período de formalização do pedido de recursos à União e do tempo de resposta do governo federal para liberação dos R$ 32 milhões.