Preços dos imóveis na Bahia podem subir devido a alta do dólar e dos insumos
O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) subiu 1,94% em dezembro, ficando 0,12 ponto percentual acima da taxa do mês anterior, de 1,82%, fechando o ano com a maior taxa da série com desoneração, iniciada em 2013, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O acumulado do ano foi de 10,16%, subindo 6,13 pontos percentuais em relação à taxa acumulada de 2019, quando ficou em 4,03%. Em dezembro de 2019, o índice foi de 0,22%.
Na Bahia, a variação no acumulado de 2020 chegou a 17,08%, a maior do país, sendo que os custos médios por metro quadrado ficaram em R$ 1,250,07. Influenciado pela alta significativa na parcela dos materiais, o Nordeste apresentou a maior variação regional no acumulado do ano, com 12,50%.
Em entrevista ao portal Bahia econômica, Carlos Mardem, presidente do Sinduscom Bahia, explicou que o momento de alta nos insumos pode fazer o preço dos imóveis subirem em salvador. “Fazendo uma analise calma temos o aço, o cobre, a resina e o cimento como os vilões do preço da construção civil. Todos esses cotados em dólar e fazendo com que a obra suba exponencialmente o preço da produção. O reflexo disso é que o preço dos imóveis também tem sofrido variações grandes.” A entrevista completa você acompanha na próxima segunda no portal.
Por João Paulo Almeida