Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção


15 de Fevereiro de 2013

Por dentro da obra

20210315030039_604ebfc7cc427.jpg

Exemplo a ser seguido pelas empresas do setor, a construção da nova sede do SINDUSCON-BA visa ser uma vitrine de conceitos e soluções de sustentabilidade na construção civil. As boas práticas são incorporadas desde a concepção do projeto, durante a construção e depois, no uso do edifício.

No canteiro de obras as boas práticas permeiam vários pontos como uma política de seleção de materiais, adoção de práticas que reduzem a geração de perdas durante transporte interno e produção, o uso de resíduos da construção civil na obra e um plano de armazenamento.

Também é feito o monitoramento e gestão do uso de energia, visando melhorar a eficiência energética, além do monitoramento do consumo de água durante as atividades de produção no canteiro e de sua gestão, com o reaproveitamento das águas cinzas e planos para escoamento, drenagem e tratamento das águas superficiais e pluviais.

A assessora técnica do Sindicato, Natasha Thomas, pontua que existe um plano de gestão dos resíduos da construção que abrange o encaminhamento dos resíduos Classe A (agregados) e restos de madeira para locais onde serão posteriormente reaproveitados, e os resíduos perigosos para tratamento e descarte em locais adequados sem agredir o meio ambiente, além de incentivar a logística reversa (devolução de resíduos e embalagens junto a seus fornecedores para reaproveitamento).

As boas práticas visam ainda evitar a poluição do ar, poluição sonora, poluição visual, melhorar as condições de saúde e segurança, o que se dá com o treinamento e conscientização constantes dos trabalhadores, dentre outras práticas.

Acompanhe semanalmente, no Sindus.com, as notícias sobre a obra da nova sede que atualmente conta com 45 operários em ação e está concretando a sexta laje.