Sinduscon
Login
Senha
COMAT
Corona vírus -
Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais
Pesquisa inédita da CBIC avaliará nível de digitalização da construção
Publicada no dia 31/08/2020 às 13h15
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do Grupo CBIC Jovem, está desenvolvendo uma pesquisa inédita no Brasil com o objetivo de mensurar a digitalização em construtoras e incorporadoras. O pré-lançamento será no dia 3 de setembro, durante o ‘Quintas da CBIC: Inovação e Digitalização na Construção: o papel das StarUps’. Confira!

A pesquisa avaliará o nível de digitalização das empresas em cada atividade do ciclo imobiliário, desde a prospecção de terrenos ao uso e operação das unidades e do empreendimento, como a preparação dessas organizações para a transformação digital, abordando aspectos relacionados à organização da empresa, cultura, estratégia digital, práticas de inovação e visão sobre o valor entregue aos clientes.

“A construção é um dos setores produtivos menos industrializados e a pesquisa quer ajudar construtoras e incorporadoras a se digitalizarem mais”, destaca o especialista em Desenvolvimento Tecnológico na Tecnisa, Eduardo Damião, do Grupo CBIC Jovem. Para isso, uma das grandes dificuldades notadas pelo grupo, que conta com a consultoria de Luis Henrique Ceotto, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da entidade, é saber qual é o próximo passo e como ele poderia ser dado.

De acordo com grupo, que se reuniu virtualmente no último dia 26 com o consultor Ceotto, além de fornecer às empresas um panorama do seu status de digitalização frente a outras empresas de mesmo porte, segmento, cidade, estado e região, a expectativa é também oferecer relatórios personalizados com indicação das soluções de mercado que podem auxiliar as empresas a atingir um nível de digitalização maior do que possuem em cada uma de suas atividades. Para isso,  o estudo também engloba um mapeamento do potencial de digitalização das empresas de tecnologia brasileira do setor.

“Com o status de digitalização das construtoras e incorporadoras e o mapeamento do potencial de digitalização das soluções de mercado existentes, promovemos a aproximação entre os stakeholders, de forma a contribuir para a digitalização da indústria da construção”, prevê Eduardo Damião.

Ademais, segundo Damião, “ao mapear a maturidade de digitalização das construtoras e incorporadoras por atividade por meio dos níveis e exemplos de digitalização que criamos na pesquisa, fica claro aos respondentes qual é o possível próximo passo. Com o mapeamento das soluções de tecnologia de mercado existentes, também será possível identificar qual solução poderá ajudar a construtora ou incorporadora nessa missão. Esperamos, assim, criar mais conexões no setor e avançar nosso patamar de digitalização atual”, diz.

Integram o grupo de elaboração da pesquisa:

Comissão de Responsabilidade Social da CBIC

Ana Cláudia Pontes Gomes, presidente da CRS/CBIC
Cláudia Rodrigues da Silva, gestora da CRS/CBIC

CBIC Jovem

Andrew Araújo – Natal (RN)
Bruno Cardoso – Belém (PA)
Daniele Ramos – Brasília (DF)
Edgar Veggi – Cuiabá (MT)
Eduardo Damião – São Paulo (SP)
Felipe Lima – Porto Alegre (SP)
Heloísa Resende – Brasília (DF)
Jeferson Spiering Böes – Fortaleza (CE)
Mariana Novaes – Rio de Janeiro (RJ)
Matheus Martins – Campo Grande (MS)
Paula Lunardelli – Florianópolis (SC)
Ramom Valente – Macapá (AP)
Solon Souza Filho – São Carlos (SP)
Tatiane Kelm – Porto Velho (RO)
Thais Siqueira – Salvador (BA)

Consultor

Luiz Henrique Ceotto

A iniciativa integra o projeto ‘Desenvolvimento de Lideranças’ da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).
Fonte: CBIC
Comentários
Seja o primeiro a comentar essa notícia.
Escreva seu comentário
Nome:
Email:
Comentário:
Código de verificação
Outras notícias
https://www.sinduscon-ba.com.br
@Sindusconba Adicionei um vídeo do @YouTube como favorito http://t.co/5pZ0r75j CONSTRUÇÃO CIVIL: quantidade de empregos do
Enviado em: 28/02/2012 | 20:16:41
@Sindusconba SINDUSCON–BA promove Curso de Planejamento de Obras em março - http://t.co/Z8up7NCQ.
Enviado em: 28/02/2012 | 19:11:39
https://www.sinduscon-ba.com.br
https://www.sinduscon-ba.com.br
Campanha Associativismo
Governo contratará 40 mil moradias da faixa 1,5 do Minha Casa Minha Vida
Nova Sede do SINDUSCON-BA
SINDUSCON-BA: saiba mais sobre construção civil
SINDUSCON-BA - Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia
ENDEREÇO - Rua Minas Gerais, 436, Pituba • CEP: 41830-020 - Salvador-BA.
TELEFONE:(71) 3616-6000 • Fax: (71) 3616-6001 • E-mail: secretaria@sinduscon-ba.com.br
2010 - 2020. Sinduscon. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital