Sinduscon
Login
Senha
COMAT
Corona vírus -
Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais
Nordeste precisa de mais de 7 mi de moradias
Publicada no dia 27/10/2020 às 15h43
Mesmo com a redução do déficit habitacional no Nordeste, o número ainda é muito grande, segundo estudo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). São necessárias 7,797 milhões de moradias, principalmente para o nicho econômico.

O presidente da Abrainc, Luiz França, pontua que a construção ainda não consegue atender a todos, mas o fator principal é o acesso ao financiamento imobiliário.

Em 2019, somente no Nordeste o déficit habitacional era de quase 2,3 milhões de domicílios, mas houve queda de cerca de 19%, em relação a 2004, quando a região precisava de 2,835 milhões de residências. Foi região do País com a maior recuo ao longo de 15 anos.

Essa redução é pontuada principalmente pelas políticas públicas relacionadas a habitação como programa habitacional, agora chamado de Casa Verde e Amarela. E a taxa de juros reduzida ajuda a traçar esse panorama positivo.

Mas ainda é preciso melhorar, pois para zerar esse déficit é necessário um trabalho árduo e a mudança atual do juros do financiamento imobiliário, pois quanto maior a taxa, mais renda é necessária, o que não atende esse público.

O modelo apontado como favorável é o da Poupança , "que foi recentemente implantado por um banco e permitiu ao comprador se beneficiar da redução na taxa básica de juros, a Selic. Nessa modalidade, a taxa do financiamento varia conforme a remuneração da poupança. Isso já permite financiamentos imobiliários a taxa de 5,39% ao ano, reduzindo a primeira parcela em 14%", segundo a publicação.

"Cabe aos bancos privados aderir a essa nova modalidade positiva para o cidadão e aos governos garantir programas de habitação focados na baixa renda, procurando novas soluções que viabilizem financiamentos com juros baixos à população mais pobre. Caso contrário, a demanda estimada de 30,7 milhões de novos domicílios até 2030 trará fortes problemas sociais ao Brasil".
Fonte: Radar Imobiliário
Comentários
Seja o primeiro a comentar essa notícia.
Escreva seu comentário
Nome:
Email:
Comentário:
Código de verificação
Outras notícias
https://www.sinduscon-ba.com.br
@Sindusconba Adicionei um vídeo do @YouTube como favorito http://t.co/5pZ0r75j CONSTRUÇÃO CIVIL: quantidade de empregos do
Enviado em: 28/02/2012 | 20:16:41
@Sindusconba SINDUSCON–BA promove Curso de Planejamento de Obras em março - http://t.co/Z8up7NCQ.
Enviado em: 28/02/2012 | 19:11:39
https://www.sinduscon-ba.com.br
https://www.sinduscon-ba.com.br
Campanha Associativismo
Governo contratará 40 mil moradias da faixa 1,5 do Minha Casa Minha Vida
Nova Sede do SINDUSCON-BA
SINDUSCON-BA: saiba mais sobre construção civil
SINDUSCON-BA - Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia
ENDEREÇO - Rua Minas Gerais, 436, Pituba • CEP: 41830-020 - Salvador-BA.
TELEFONE:(71) 3616-6000 • Fax: (71) 3616-6001 • E-mail: secretaria@sinduscon-ba.com.br
2010 - 2020. Sinduscon. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital