Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Economia

28 de Abril de 2014

Nordeste já representa 20% do consumo do país e cresce mais que o Sudeste

A região Nordeste vai bater o recorde histórico de participação no consumo nacional em 2014.  Este ano a região vai ser responsável por quase 20% do consumo no país.

E o Sudeste vai, pela primeira vez, representar menos de 50% do consumo do país. Vale lembrar que em 2013, o peso da região Sudeste foi de 50,53% e há dez anos, ela representava 55,79%.

As economias do Norte e principalmente as do Nordeste foram impulsionadas nos dois últimos anos por dois grandes fatores: programas de transferência de renda e política de reajuste real do salário mínimo.

No caso da economia nordestina, quase 20% da origem da renda familiar vem do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - boa parte do pagamento é atrelada ao salário mínimo.

O Bolsa Família representa 3%. O restante é dividido entre trabalho (71,9%) e outras fontes (5,4%), como aluguel.

 Com isso,  as economias do Nordeste vão crescer acima da média nacional em 2014.

A projeção do cenário regional feita pela Tendências Consultoria mostra que o Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste crescerá de 2,7% em 2014, enquanto o desempenho esperado para o PIB brasileiro será de 1,9%.

E o crescimento econômico da Região Nordeste deve permanecer acima da média nacional nos próximos anos.

De acordo com a projeção da consultoria Tendências, de 2015 a 2018, a média de crescimento da economia nordestina deve avançar 3,5%, enquanto o crescimento brasileiro será de 2,9%.