Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Mercado

23 de Abril de 2014

Minha Casa Minha Vida chega aos povos indígenas do país

O cadastro de agricultores familiares ou trabalhadores rurais indígenas tem feito com que índios de diversas regiões do País consigam ter acesso aos recursos de R$ 30,5 mil (por família), disponibilizados pelo governo federal, para aquisição de material de construção, reforma ou ampliação de habitações em área rural, por meio do programa Minha casa Minha Vida (MCMV).

Em certas comunidades, estuda-se a possibilidade de criação de casas em formato de ocas. Conforme dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), indígenas estão cada vez mais inseridos no plano governamental de implantação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Hoje, conforme dados do IBGE, há no País 817.963 indígenas, dos quais 502.783 vivem na zona rural e 315.180 habitam as zonas urbanas brasileiras.

Esta população, em sua grande maioria, vem enfrentando acelerada e complexa transformação social, necessitando novas respostas para a sua sobrevivência física e cultural e garantia às próximas gerações melhor qualidade de vida.

Neste cenário, as casas entregues aos povos indígenas por meio do MCMV consolidam o empenho em celebrar a cultura indígena nacional.

As iniciativas podem ser vistas de Norte a Sul do Brasil. Em Roraima, a Caixa Econômica já assinou 150 contratos habitacionais do MCMV, para unidades em Pacaraima.

As casas têm área total de 41,82m², distribuídos em dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço externa, com cerâmica em toda casa, em áreas molhadas, até 1,50 metros (m), telha de barro e banheiro forrado com PVC.

As moradias são construídas com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) em um investimento de R$ 3,84 milhões.