Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção


05 de Setembro de 2013

Investimento em Saúde e Segurança diminui acidentes na construção

20210315035533_604ecca5bad21.png

Instalações elétricas, tubulões e elevadores estão entre os itens que mais contribuem para a mortalidade nos canteiros de obras.

Segundo o auditor do trabalho Flávio Nunes, responsável pela área de Segurança e Saúde no Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), estas são atividades que o trabalhador executa sob alto risco e demandam cuidados e prevenção por parte de empresários e profissionais.

Nunes foi um dos palestrantes do painel “Saúde e Segurança do Trabalho na Construção Civil” promovido ontem (4) pelo SINDUSCON-BA.

O evento, que reuniu cerca de 100 pessoas no auditório do Ed. Salvador Trade Center, foi exclusivo para associados do Sindicato e abordou os temas instalações elétricas, proibição do uso de cadeirinha suspensa nos locais onde é possível utilizar andaime suspenso (balancim) e a Portaria 644 de 05/2013 (tubulão e elevadores).

Após as exposições de Nunes e do auditor Maurício Melo, responsável pelo núcleo de fiscalização na área da Construção Civil da SRTE, os participantes puderam esclarecer dúvidas e opinar sobre os temas debatidos. Os palestrantes apontaram os avanços no setor da construção para evitar estes tipos de acidentes.

Flávio Nunes alertou que é preciso haver uma maior atenção por parte dos empresários em relação a estes itens e à segurança do trabalhador. Segundo dados da Previdência Social, nos últimos anos a Bahia apresentou uma média de 120 mortes no setor formal.

O setor da construção contribui com 20% desses casos. Em 2011, houve 19 mortes, sendo que um único acidente foi responsável por 9 mortes. Em 2012, foram contabilizadas 5 mortes. Já em 2013, até o momento, foram contabilizadas 10 mortes, sendo que 7 foram causadas por choque elétrico e soterramento.

Para Nunes, em função dos investimentos e das melhorias na segurança dos canteiros de obras, já é possível observar uma redução substancial nesse número de acidentes.