Sinduscon
Login
Senha
COMAT
Banner Seguro DFI Sistema Financeiro
Banner Produtos Seguros - Simule aqui
Sinduscon - BA - Geral
Informativo do GT de Qualidade fala sobre Gestão de Riscos
Publicada no dia 05/09/2018 às 09h43
Os riscos precisam ser avaliados, mensurados e tratados para todas as etapas do negócio, não apenas os riscos relacionados à viabilidade econômica, mas também os riscos inerentes a cada processo sejam eles riscos financeiros, contratuais, trabalhistas, técnicos, de saúde e segurança entre outros. Através de uma abordagem baseada no risco, uma organização torna-se pró-ativa em vez de puramente reativa. Esta passa a prevenir ou reduzir os efeitos indesejados e a promover melhoria contínua. 
 
Para atendimento aos requisitos da ISO 9001 não se faz necessário estabelecer um procedimento documentando para a análise de risco, a empresa pode manter ou não informações documentadas como evidência das determinações e ações tomadas.
 
A abordagem de riscos e oportunidades deve ser iniciada com o estudo e definição do contexto, análise dos objetivos da organização, e entendimento das necessidades e expectativas das partes interessadas, verificação das forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. As ferramentas mais utilizadas para gerenciar os riscos são: Matriz SWOT, Mapa de Processos, Diagrama de Pareto, 5W2H e FMEA (Análise de modos de falhas e efeitos).
 
Com a nova revisão da norma NBR ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade, um dos principais assuntos a ganhar ênfase é a mentalidade de risco, ela prevê que a atividade de análise de risco deve estar presente em todos os processos desenvolvidos pela organização, atuando como um balizador para tomada de decisões, avaliando as consequências, quais ações serão adotadas e quais possíveis impactos para organização. Este processo deve ser constantemente acompanhado e replanejado quando necessário.
Fonte: Sinduscon
Comentários
Seja o primeiro a comentar essa notícia.
Escreva seu comentário
Nome:
Email:
Comentário:
Código de verificação
Outras notícias
https://www.sinduscon-ba.com.br
@Sindusconba Adicionei um vídeo do @YouTube como favorito http://t.co/5pZ0r75j CONSTRUÇÃO CIVIL: quantidade de empregos do
Enviado em: 28/02/2012 | 20:16:41
@Sindusconba SINDUSCON–BA promove Curso de Planejamento de Obras em março - http://t.co/Z8up7NCQ.
Enviado em: 28/02/2012 | 19:11:39
https://www.sinduscon-ba.com.br
https://www.sinduscon-ba.com.br
Campanha Associativismo
Governo contratará 40 mil moradias da faixa 1,5 do Minha Casa Minha Vida
Nova Sede do SINDUSCON-BA
Plataformas Aéreas - 100% Seguro
SINDUSCON-BA - Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia
ENDEREÇO - Rua Minas Gerais, 436, Pituba • CEP: 41830-020 - Salvador-BA.
TELEFONE:(71) 3616-6000 • Fax: (71) 3616-6001 • E-mail: secretaria@sinduscon-ba.com.br
2010 - 2018. Sinduscon. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital