Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Economia

19 de Setembro de 2014

Indicadores já mostram recuperação econômica

O diretor de Fiscalização do Banco Central, Anthero Meirelles, afirmou ontem (18), que há indicadores mostrando recuperação econômica.

"Já foi comprovado em outros momentos de severas restrições econômicas que o sistema financeiro é um ponto forte da economia, segmento que traz segurança e estabilidade para economia brasileira", disse.

Anthero afirmou que as medidas macroprudenciais adotadas entre julho e agosto começam a se fazer sentir, mas lembrou que operam com defasagem e ainda não chegaram plenamente à economia.

"Com essas medidas, não vamos ter nenhum boom de crédito, esse nem é o objetivo".

Ele afirmou ainda que medidas restritivas foram adotadas em 2010, quando se tinha um ambiente econômico de consumo elevado e uma série de elementos levaram a implementar medidas restritivas.

"Tínhamos um ambiente que justificativa essas medidas. Elas cumpriram seu papel, moderaram o crescimento do crédito e agora foram retiradas. Não adianta crescer a taxas monumentais. Senão forma-se bolha", argumentou.

Anthero negou que a rentabilidade para o sistema financeiro no segundo semestre será pior.

Ele disse, porém, que o setor precisa se ater às fontes de rendimento. "Não esperamos boom de crédito, então os bancos devem aumentar eficiência se querem mais margem", considerou.