Sinduscon
Login
Senha
COMAT
Corona vírus -
Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais
Emendas à Norma de Desempenho revisam conteúdo do ‘Desempenho Térmico’
Publicada no dia 05/04/2021 às 18h13
Foram publicadas, no último dia 30 de março, emendas das três partes da ABNT NBR 15575 Edificações habitacionais – Desempenho.

Emenda 1 da ABNT NBR 15575-1 Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 1: Requisitos Gerais
Emenda 1 da ABNT NBR 15575-4 Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas – SVVIE
Emenda 1 da ABNT NBR 15575-5 Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas


As três emendas revisam parte do conteúdo referente ao ‘Desempenho Térmico’, sendo mantido o restante inalterado.

Estruturadas a partir de análises e observações relevantes a respeito do ‘Desempenho Térmico’, as partes 1, 4 e 5 tiveram importantes atualizações. Cabem destacar a atualização dos procedimentos de avaliação de desempenho térmico (Simplificado e Simulação Computacional), detalhamento dos critérios e métodos que se referem ao percentual de abertura para ventilação e elementos transparentes e ainda a melhoria de todo texto para melhor entendimento.

A efetiva participação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e das demais entidades do setor no processo de revisão da norma possibilitou a representatividade e uma ampla participação das partes interessadas, desde a estruturação do texto base até à sua conclusão e disponibilização para a publicação.

Foi publicado também, no dia 30/03/2021, o Relatório Técnico que fornece informações sobre os arquivos climáticos disponibilizados na base-padrão mencionada na ABNT NBR 15575-1:

ABNT TR 15575-1-1 Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 1-1: Base-padrão de arquivos climáticos para a avaliação do desempenho térmico por meio do procedimento de simulação computacional.

As Emendas não se aplicam aos projetos de construção que tenham sido protocolados para aprovação no órgão competente pelo licenciamento anteriormente à data de suas publicações pela ABNT, bem como àqueles que venham a ser protocolados no prazo de 180 dias após esta data, devendo, neste caso, ser utilizada a versão anterior da ABNT NBR 15575-1:2013.

O próximo tema a seguir para Consulta Nacional será o ‘Desempenho Acústico’, cujos projetos de emenda foram discutidos e finalizados na CE-002:136.001 ‘Desempenho de Edificações’ no ano de 2020.

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, por meio do seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant), divulgou e participou das reuniões de discussão dos textos propostos para as Emendas.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. Por meio do cadastro gratuito, você poderá ter mais informações desta e de outras normas da ABNT.

O acompanhamento de normas é parte integrante do ‘Projeto Inovação e Tecnologia’ da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).
Fonte: CBIC
Comentários
Seja o primeiro a comentar essa notícia.
Escreva seu comentário
Nome:
Email:
Comentário:
Código de verificação
Outras notícias
https://www.sinduscon-ba.com.br
https://www.sinduscon-ba.com.br
https://www.sinduscon-ba.com.br
Campanha Associativismo
Governo contratará 40 mil moradias da faixa 1,5 do Minha Casa Minha Vida
Nova Sede do SINDUSCON-BA
SINDUSCON-BA: saiba mais sobre construção civil
SINDUSCON-BA - Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia
ENDEREÇO - Rua Minas Gerais, 436, Pituba • CEP: 41830-020 - Salvador-BA.
TELEFONE: (71) 3616-6000 / 9.8191-1162 • Fax: (71) 3616-6001 • E-mail: nae@sinduscon-ba.com.br
2010 - 2021. Sinduscon. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital