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15 de Setembro de 2014
Em rodovias e aeroportos, demanda é por planejamento
Em setores da infraestrutura de transportes que tiveram maior evolução no Programa de Investimento em Logística, como o rodoviário e o aeroportuário, a demanda dos agentes é de que novos avanços sejam feitos, incluindo não apenas os projetos que não deslancharam - como investimentos em aeroportos regionais -, mas também novas concessões.
O presidente-executivo da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, Ricardo Pinheiro, defende maior planejamento de longo prazo.
Ele considera que foi positiva a criação da Empresa de Planejamento e Logística, mas avalia que a estatal precisa se desenvolver mais.
"A EPL precisa entrar no circuito mais rápido", disse, comentando que a empresa deveria atuar na identificação de projetos e elaboração dos estudos ao mesmo tempo em que define as prioridades.
Pinheiro salientou que, apesar de ser considerado o segmento mais avançado, atualmente apenas 9,5% das rodovias brasileiras são administradas pela iniciativa privada e defendeu novos leilões de concessões.
Para os analistas do JPMorgan Fernando Abdalla e Carlos Louro, as principais melhorias no segmento rodoviário deveriam ser direcionadas não apenas na continuidade dos leilões, mas também em reduzir a intervenção do governo na definição da taxa interna de retorno dos novos projetos e em priorizar a qualidade do operador.
"O retorno dos ativos deveria ser determinado por forças do mercado."