Sinduscon
Login
Senha
COMAT
Corona vírus -
Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais
Elaboração do Perfil de Desempenho da Edificação
Publicada no dia 28/08/2020 às 10h38
O PDE - Perfil de Desempenho da Edificação consiste em um documento de entrada de projeto que registra os requisitos dos usuários e respectivos níveis de desempenho a serem atendidos por uma edificação habitacional, conforme item 4 – ABNT NBR 15575.

A empresa deverá garantir o cumprimento do PDE ao longo das etapas de projetos e manter a versão controlada do documento. Este documento é desenvolvido na etapa de Planejamento da Elaboração do Projeto e revisado conforme o avanço desse processo.

O conjunto de requisitos dos usuários e níveis de desempenho (M-mínimo; I-Intermediário ou S-Superior) a serem atingidos constitui o Perfil de Desempenho da Edificação (PDE). Esse nível é avaliado e levantado pela coordenação de projeto e/ou diretoria, conforme soluções projetadas.                                                        

A NBR 15575-1, parte 1, no item 4, apresenta como requisitos dos usuários um conjunto de necessidades associadas à segurança, habitabilidade e sustentabilidade. São eles: desempenho estrutural, segurança ao fogo (contraincêndio), segurança no uso e operação, estanqueidade, desempenho térmico, acústico e lumínico, durabilidade e manutenibilidade, conforto tátil, visual e antropodinâmico, funcionalidade e acessibilidade, saúde, higiene e qualidade do ar, e adequação ambiental.

No documento PDE cada requisito do usuário deve ser listado junto aos sistemas construtivos correspondentes; os níveis de desempenho definidos pela liderança e o VUP – Vida Útil de Projeto, para cada um dos sistemas que o compõe, atendendo aos limites estabelecidos pela Norma.

Visando o cumprimento do PDE e que seus dados, a cada etapa, sejam registrados de forma satisfatória, a liderança precisa estar engajada, garantindo que o registro aconteça.  A documentação correta e evidências do PDE exigem o acompanhamento e o incentivo dos coordenadores de projeto, diretoria e engenharia que precisam estar alinhados desde o início do projeto e cientes das exigências de cada trabalho que será executado. Nesse processo Ensaios e/ou Simulações devem ser realizados ou obtidos de fornecedores, assim como a informação de uso de FAD’s e DATec’s, de acordo ao determinado no Perfil de Desempenho da obra e suas revisões.

Em síntese, com tecnologia adequada e liderança comprometida, a construtora poderá manter o PDE em conformidade com as normas de qualidade, assim como, ter uma gestão eficiente para um canteiro de obras mais produtivo.
Fonte: Sinduscon
Comentários
Seja o primeiro a comentar essa notícia.
Escreva seu comentário
Nome:
Email:
Comentário:
Código de verificação
Outras notícias
https://www.sinduscon-ba.com.br
@Sindusconba Adicionei um vídeo do @YouTube como favorito http://t.co/5pZ0r75j CONSTRUÇÃO CIVIL: quantidade de empregos do
Enviado em: 28/02/2012 | 20:16:41
@Sindusconba SINDUSCON–BA promove Curso de Planejamento de Obras em março - http://t.co/Z8up7NCQ.
Enviado em: 28/02/2012 | 19:11:39
https://www.sinduscon-ba.com.br
https://www.sinduscon-ba.com.br
Campanha Associativismo
Governo contratará 40 mil moradias da faixa 1,5 do Minha Casa Minha Vida
Nova Sede do SINDUSCON-BA
SINDUSCON-BA: saiba mais sobre construção civil
SINDUSCON-BA - Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia
ENDEREÇO - Rua Minas Gerais, 436, Pituba • CEP: 41830-020 - Salvador-BA.
TELEFONE:(71) 3616-6000 • Fax: (71) 3616-6001 • E-mail: secretaria@sinduscon-ba.com.br
2010 - 2020. Sinduscon. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital