Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Economia

14 de Abril de 2014

Custo do investimento no Brasil registra queda

Investir no Brasil ficou mais barato, segundo o Ministério da Fazenda.

Estudo técnico preparado pelo órgão aponta que, entre 2012 e 2013, o preço relativo do investimento caiu 2,6%.

Do pico, atingido em 2004, até o ano passado, o custo de se investir no País caiu quase 14%. Isso é resultado, principalmente, das desonerações de tributos concedidas a empresas de diversos setores, em especial para os fabricantes de máquinas e equipamentos e o segmento de construção civil.

Além disso, a criação de linhas especiais de crédito, como o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) do BNDES e da Finep, e outras mudanças microeconômicas no mercado financeiro têm permitido, no geral, um barateamento do investimento no País.

O levantamento do Ministério da Fazenda aponta que o deflator do PIB aumentou 7,69% em 2013, enquanto o deflator dos investimentos subiu bem menos, 4,83%. O deflator é um cálculo de inflação específico para cada indicador.

Em outras palavras, os dados mostram que a inflação para o empresário foi menor do que para o conjunto da economia em 2013. Isso tudo, no entanto, não fez o investimento aumentar tanto.

Segundo as contas nacionais do IBGE, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que contabiliza os gastos com máquinas e equipamentos e também construção civil, atingiu 18,4% do PIB em 2013, ante 18,2% do PIB em 2012.