Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção


20 de Abril de 2011

Copa: falta de mão de obra preocupa construção

20210315011011_604ea5e3f3ea4.jpg

Infraestrutura, mobilidade e necessidade de qualificação estão entre as maiores preocupações de empresários baianos em relação à realização da Copa do Mundo de 2014 em Salvador. Com o atual déficit de cerca de 20 mil profissionais em todo o Estado apenas no setor da construção civil, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-Ba), Carlos Alberto Vieira Lima, admite que não haverá tempo hábil para preparar a mão de obra necessária para o aumento da demanda com o evento.

“Estamos instruindo nossas empresas que aumentem o índice de mecanização, invistam para agregar mais tecnologia porque não teremos mão de obra qualificada a tempo de suprir a demanda, além do que já temos. Esse vai ser o grande gargalo da Copa”, afirma Vieira Lima. A construção civil, assim como o turismo foi apontada como um dos nove setores da economia com as melhores oportunidades de negócios para a Copa de 2014 no Brasil.

Ontem, empresários baianos participaram da palestra com o presidente nacional do Sebrae, Luiz Barreto, sobre as oportunidades de negócios para a Copa no Estado. “O Sebrae pode capacitar, melhorar o plano de negócios, dar acesso ao crédito e apresentar novos parceiros”, destaca Barreto. Para ele, a Bahia tem potenciais importantes para atrair os visitantes, como o agronegócio e o turismo. (Matéria: A Tarde, 19.04.11)