Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Mercado

29 de Setembro de 2014

Consultores defendem investir 5% do PIB em obras

A modernização da infraestrutura do País passa por uma mudança de patamar dos investimentos, mas esse não é o único desafio do setor.

Na avaliação do presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE), Mauro Viegas Filho, também é preciso melhorar o planejamento das obras, com estudos aprofundados e dentro de prazos adequados.

"Há uma dificuldade enorme no Brasil de planejar, estudar e projetar grandes empreendimentos, o que considero tão importante, ou até mais, do que a realização", afirmou.

Ele disse que para modernizar o setor de infraestrutura são necessários investimentos equivalentes a 5% do PIB por ano. Em 2013, a cifra representou 2,45%, o equivalente a R$ 120 bilhões.

Para Viegas Filho, um dos principais problemas no Brasil é que os planejamentos que deveriam levar até 30 anos são do "tamanho dos mandatos dos governantes".

"No máximo, têm quatro anos, porque muitas vezes não começam no primeiro ano de governo. Deveria ser obrigatório ter planejamento de longo prazo", diz