Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção


24 de Maio de 2012

Construção civil depende de evolução

20210315020620_604eb30c6dad0.jpg

Tornar a construção civil menos artesanal e dependente da eficiência de cada operário na obra está entre os objetivos de novos métodos construtivos que estão sendo utilizados pelos construtores. No entanto, industrializar a construção civil, usando sistemas construtivos que dependem menos da eficácia da mão de obra e, de quebra, tornem a atividade mais rápida e barata exige investimento inicial das empresas envolvidas no processo.

As construtoras precisaram mudar de patamar, passaram a ir atrás de novos sistemas, indica Normando Baú, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Paraná (Sinduscon-PR). Para a profusão dos sistemas, Baú defende que o governo federal ofereça linhas de crédito mais atrativas para os construtores.

Para tornar a atividade mais eficiente e, a longo prazo, mais barata, precisamos de investimentos iniciais, em tecnologia e na especialização de quem trabalha na obra. O primeiro passo é investir alto, em equipamentos também, comenta Maurício Bianchi, coordenador do Programa de Inovação Tecnológica (PIT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). As empresas vão começar a usar os novos sistemas e terão de trabalhar com tentativa e erro até ultrapassar a curva de aprendizado, explica.