Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Mercado

26 de Setembro de 2014

Bancos reduzem projeção de alta do crédito em 2014

Os bancos diminuíram as projeções de crescimento do crédito para 2014 em setembro, mesmo depois do anúncio de medidas de estímulo aos financiamentos.

Um levantamento realizado em setembro pela Federação Brasileira de Bancos, com economistas de 28 instituições financeiras, mostrou que a expectativa de crescimento do crédito neste ano é de 11,7%.

Em julho, a projeção era de 12,2%. A expectativa para o crescimento do crédito em 2015 também caiu, de 12,1% na edição de julho para 11,8% em setembro.

Para a maior parte dos entrevistados, o efeito das medidas do governo é contido pela menor demanda por crédito.

Entre o fim de julho e agosto, o Banco Central e o Ministério da Fazenda anunciaram uma série de medidas para reforçar o avanço do crédito, em especial em linhas de financiamento de veículos e de pequenas e médias empresas.

As ações envolveram mudanças nas regras para recolhimentos compulsórios, nos pesos que os empréstimos têm nos balanços dos bancos e propostas para reforçar as garantias de algumas operações.

"As medidas anunciadas recentemente não reverteram essa tendência, pois a maioria dos economistas (77%) acredita que sua eficácia será sentida em prazos mais longos", escreve a federação