Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias




10 de Abril de 2024

Abril Verde reforça a importância da segurança do trabalho

Abril Verde é conhecido como o mês de prevenção e também um momento para relembrar as vítimas de acidentes de trabalho. Nesse sentido, todos se unem para disseminar e conscientizar empregadores, trabalhadores e a sociedade sobre a implementação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao tema. Além do mês inteiro de ações e campanhas, no dia 28 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho, em 2003.

No Distrito Federal, a Lei Nº 6.326, de 10 de julho de 2019, estabeleceu o Abril Verde como política de prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Desde então, a data foi incluída no calendário oficial de eventos na Capital Federal. A Lei tem por objetivo conscientizar a população quanto à importância da prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.

Na construção, não é diferente. As empresas do setor contam com o apoio do Seconci-DF – Serviço Social da Indústria da Construção – na realização do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), na elaboração de LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho, Laudo de Insalubridade, Laudo de Periculosidade; Treinamentos para trabalho em altura (NR-35); Treinamento básico de segurança (NR18); Treinamento para membros e montagem de CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; orientação por meio da distribuição de cartazes informativos, das palestras sobre Saúde e Segurança no Trabalho (SST), entre outros.

Segurança do trabalho é uma preocupação constante no Seconci-DF. Por isso, a instituição é um membro ativo em diversos grupos com representação dos empresários, dos trabalhadores, do governo e da sociedade. Atualmente, a instituição faz parte do CPR-DF (Comitê Permanente Regional sobre condições e meio ambiente do trabalho na indústria da construção do Distrito Federal); GETRIN10 (Grupo Interinstitucional do Trabalho da 10ª Região, do Tribunal Regional do Trabalho(TRT)); além de ser consultor de SST da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Em 2024, o Seconci-DF estará presente no evento do CPR-DF a ser realizado no dia 24 de abril (mais informações em breve).

O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi). 

*Matéria com informações do Seconci-DF