Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias




22 de Março de 2024

Sistema de Planejamento da Produção e Lean Construction é apresentado na Sexta da Construção

Profissionais do setor da construção puderam conhecer exemplos práticos de sucesso da utilização do Planejamento com Lean Construction para empreendimentos imobiliários e obras de infraestrutura, durante a Sexta da Construção, realizada neste dia 22/03. O tema foi apresentado pelo consultor e autor de livros, Aldo Mattos, e pela CEO da Gesplan Planejamento e Gestão, Alana Rodrigues, que abordaram como as metodologias estão otimizando os processos de construção. O evento contou também com a participação do diretor da Civil Construtora, Franz Gusmão, e do presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia - Sinduscon-BA, Alexandre Landim. 

De acordo com Alana Rodrigues o Lean Construction é um caminho sem volta. "Precisamos buscar sempre formas melhores de economia, pois o mercado está muito competitivo e todo mundo está muito próximo. Então pensar de forma lean, construir de forma lean, minimizar tarefas que não agregam valor e reduzir desperdício é o sonho de todo construtor, e isso a gente consegue com a filosofia lean. Todas as pessoas envolvidas abraçam essa iniciativa depois que conhecem e não querem mais soltar", explica  a CEO da Gesplan Planejamento e Gestão.

Para Aldo Mattos, a palestra apresentada por Alana Rodrigues, trouxe a relevância da utilização da filosofia lean na construção civil, aquilo que se chama Lean Construction, cujo objetivo é procurar eliminar as atividades do canteiro de obra que não agregam valor e tornar o planejamento menos sujeito a variabilidades. Isso passa por reduzir restrições, por fazer o planejamento com a técnica chamada Linha de Balanço, e sobretudo fazer com que esse planejamento seja visível e de fácil acesso, de fato colado na parede, com indicadores e metas, de tal forma a se identificar os desvios de prazos. Essa é uma área que está se desenvolvendo bastante e as construtoras estão acordando para a implantação do Lean Construction. 

A Sexta da Construção é uma ação realizada pelo Sinduscon-BA todas as semanas com café da manhã, na sede da entidade em Salvador.