Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

19 de Setembro de 2014

Sinduscon-BA vence Prêmio de Desempenho Socioambiental da FIEB

O Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) foi o vencedor do 11º Prêmio FIEB de Desempenho Socioambiental da Indústria Baiana na modalidade Tecnologias Limpas.

A premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (18), na Fieb.

O Sindicato se inscreveu com o case Gestão Sustentável de Energia e Água de seu edifício sede, primeiro edifício comercial da Bahia a conquistar a Certificação AQUA-HQE.

O empreendimento é modelo para o setor na Bahia e promove a redução dos impactos ambientais ao longo do ciclo de vida, pelo uso racional de recursos materiais, gestão sustentável da água e soluções que propiciam a eficiência energética.

O consumo de água, por exemplo, foi reduzido em 89,5% e o gasto de energia com iluminação ficou 68,49% menor.

O vice-presidente do Sinduscon-BA, Rafael Filgueiras, destacou a importância do projeto que leva um novo paradigma para o setor na Bahia. "Caminharemos no futuro da sustentabilidade", disse.
 
Conheça algumas das soluções de sustentabilidade incorporadas ao empreendimento:

  • Telhado verde e jardins verticais, com plantas nativas que consomem pouca água;
  • Gestão da água que inclui o aproveitamento das águas pluviais, águas cinzas e provenientes da condensação do sistema de ar condicionado, por meio de uma estação de tratamento que não produz resíduos;
  • Micro gerador de energia, com um sistema híbrido de energias limpas (placas solares e turbina eólica), que fornece 12,32% da energia para as áreas comuns do prédio;  
  • Fachada bioclimática com estação metereológica no topo do edifício integrada à automação das persianas, que busca o equilíbrio entre a luminosidade e o calor externo;
  • Ar condicionado a gás natural que recupera a energia térmica por uma roda entálpica;
  • Sistema de geração de energia elétrica para emergência acionado por um grupo gerador movido a gás natural, assim como o aquecedor de água do vestiário do bicicletário que também promove a recuperação do calor.