Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Mercado

17 de Setembro de 2014

Setor imobiliário defende planejamento

A adoção de políticas públicas voltadas à requalificação de empreendimentos residenciais em regiões urbanas "esvaziadas" e o planejamento das cidades serão responsáveis pelo crescimento sustentável do setor imobiliário do País, em face da atual expansão habitacional desordenada.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, Eduardo Nardelli, o atual modelo vivido nas capitais do País tende a criar um esvaziamento de algumas regiões, ou "vazios urbanos".

"Em vez de construir mais distante, devia-se pensar em construir próximo das regiões centrais e adensar locais que possuem infraestrutura".

No movimento dos preços dos imóveis nas capitais brasileiras, o mercado permanece estável.

Para o coordenador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Eduardo Zylberstajn, algumas cidades têm passado por crescimento dos preços acima da inflação, enquanto outras apresentam queda.

"Você possui mercados que não estão saudáveis, como Curitiba, Salvador e Brasília. O comportamento dos preços estará ligado à realidade econômica de cada região", complementa.
O movimento, considera, é responsável pelo equilíbrio da balança do setor no País.

"Acredito que seja algo positivo. No entanto, tenho observado que as pessoas perderam a referência dos preços", comenta.