Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Economia

22 de Setembro de 2014

Mercados 'precificam' Dilma e Marina no 2º turno

Após oscilarem ao sabor das pesquisas eleitorais, os mercados financeiros brasileiros parecem menos nervosos, ao mesmo tempo em que a disputa pela Presidência se consolida.

Os investidores já precificaram um segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) e, por isso, as reações às pesquisas mais recentes têm sido mais contidas.

Isso não significa, contudo, que os participantes tenham voltado a operar com base em fundamentos, até porque a corrida acirrada no segundo turno deve tornar a impulsionar a volatilidade em breve.

"Existem duas realidades. A primeira é que o mercado subiu em razão das projeções de vitória da oposição. Recentemente, houve uma certa realização e, agora, o mercado está passando por uma fase de amadurecimento", comenta Raphael Figueredo, analista da Clear Corretora.

No último dia 4, por exemplo, a Bovespa caiu 1,68% após pesquisas do Ibope e do Datafolha terem mostrado, na noite anterior, uma melhora de Dilma e queda de Marina.

Já nesta última quarta-feira a Bolsa ficou praticamente estável (-0,01%), mesmo com uma sondagem do Ibope indicando recuo das intenções de voto de Dilma.